top of page

Um pouco sobre a Celebração Ecumênica/Holística

IMG_4095.JPG

Os conceitos ecumênicos e holísticos constituem a nova tendência para as celebrações e são incorporados e adotados pelo Celebrante Leonardo Miguel de Lima para conduzir suas cerimônias de casamentos, bodas, noivados e formaturas.

A palavra ecumênico vem do grego “oikoumene”. Tem origem na expressão oikos que significa casa, lugar onde se vive, local em que a pessoa desenvolve a vida e onde encontra bem-estar. Daí a razão de a Cerimônia Ecumênica poder ser realizada em qualquer lugar que seja do desejo dos noivos. O conceito “ecumênico” possui caráter universal, para algo que abrange todos os seres vivos em todo o planeta.

A principal característica da Celebração Ecumênica é seu caráter abrangente e neutro, pois pode contemplar no mesmo espaço e no mesmo evento, sem distinção, todas as manifestações religiosas, as pessoas agnósticas (que não professam nenhuma religião) e os ateus (que não acreditam em Deus). Todos, sem exceção, podem participar desse tipo de cerimônia que é aberta e livre, sem vínculo com uma religião específica e acolhendo a todas.

A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro". A Holística é um conceito criado por Jan Christiaan Smuts que em 1926 a descreveu como: "a tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um todo que é maior do que a soma das suas partes". A Holística é uma forma diferenciada, muito mais abrangente e profunda de ver o mundo. Agrega todas as formas de conhecimento conquistadas pelo homem.

A Celebração Holística, portanto, possui um caráter abrangente e universal, desvinculado de religiões, indo além e com mais profundidade do que as celebrações convencionais.

Embora existam vários tipos de cerimônias, o celebrante Leonardo Miguel de  Lima, até por sua formação jurídica e de Juiz de Paz, mantém certas formalidades inerentes à ocasião sem, contudo, perder a descontração e a alegria do momento.

As celebrações possuem como foco principal o AMOR, o motivo principal e razão de ser das uniões. É feita uma introdução, com uma breve história dos noivos, posteriormente a declaração de casados e a troca das alianças. Os noivos também podem trocar votos de amor entre si ou através de amigos ou parentes. Tudo de acordo com o que foi definido previamente entre os noivos, o celebrante e o cerimonial. O Celebrante acompanha e conduz a cerimônia em todos os momentos, desde a entrada dos padrinhos até a saída dos noivos.

IMG_3706.JPG
Colocação das alianças.jpg
bottom of page